terça-feira, 24 de abril de 2012

Não se esventre só por estar conspurcado, relaxa!

"[...] quando passa uma horda, deixa na terra a marca da pura irracionalidade, o restabelecimento do caos original, que faz do engenho ameaça, do labor perversão, da beleza monturo. Assim as colunas quebradas, as termas conspurcadas, os cadáveres esventrados ao claror dos incêndios. [...]"

Eu gosto de ler os livros que se originam de outras fronteiras, ainda que oficialmente se digam pertencentes à mesma língua. Porque, na realidade, são de língua diferentes. As construções, a sequencia de palavras, o jeito de fazer uma descrição, são coisas que não encontraríamos dentre os cultos do lado de cá do oceano (nem mesmo dentre os verdadeiros cultos!). Eu, que sou sempre ignorante de tudo, vou lá investigar do que se trata...

Monturo - Um monte de coisas repugnantes. Monturo é o lugar onde se joga o lixo, imundices, esterco. Um monte de bosta mesmo, um monturo. Que coisa nojenta!

Conspurcar - Sujar, macular, manchar, corromper, enodar... Conspurcar a pureza de alguém. Que jeito mais singelo de dizer!

Esventrado - Essa foi mais difícil. O dicionário que uso não sabia dessa palavra, mas é um dicionário, em princípio, brasileiro. Vi sugestões de que o significado seria o de estar sem os ventres ou, mais dramaticamente, ter tido os ventres arrancados. Faz sentido com a frase acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário